quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SEBRAE apresenta projeto REDESIM em Piraquara

Nesta terça (11), uma equipe do SEBRAE apresentou na Prefeitura de Piraquara o projeto Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), que deve ser implantado em breve no município. Participaram da apresentação representantes de diversas áreas da Prefeitura, que estarão envolvidos no projeto. O prefeito Marcus Tesserolli comenta: “tenho grande consideração pelo SEBRAE, pois Piraquara precisa de ajuda para se desenvolver e eles têm sido grandes parceiros”. O projeto tem o objetivo de agilizar os processos de abertura, fechamento e alteração de empresas, com a integração dos sistemas municipais à Rede, que está sendo implantada em todo o país.

Projeto REDESIM

A sensibilização do projeto começou a ser feita pelo SEBRAE em novembro de 2014 e já está em diversos municípios do estado. A equipe faz a sensibilização das administrações municipais sobre a importância da implantação da REDESIM. Cerca de 40 desses municípios já concluíram o processo de implantação e estão atuando de forma mais ágil em prol dos empreendedores paranaenses.

 “A REDESIM é um projeto nacional, de base legal, que desde 2006 propõe aos órgãos envolvidos na abertura de empresas a facilitação desse processo ao empreendedor. A implantação está acontecendo gradualmente nos estados e o Sebrae/PR tem atuado para que no Paraná os municípios compreendam a importância desse processo para o seu desenvolvimento”, explica Luiz Marcelo Padilha, coordenador estadual de políticas públicas e desenvolvimento territorial/UAN.

A REDESIM é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento e alteração de empresas nas Juntas Comerciais, simplificando os procedimentos e reduzindo custos e burocracia. No Paraná ela é nominada como Empresa Fácil. A partir dele, todos os órgãos envolvidos para a abertura de uma empresa – como secretaria de finanças, unidade de emissão de alvará, vigilância sanitária, bombeiros, entre outros – passam a atuar de forma integrada, agilizando o processo burocrático em geral. Após implantação e integração plena, a rede permitirá o funcionamento imediato das empresas que atuem em áreas não consideradas de alto risco.  “A essência do projeto é a diminuição de dias para a abertura da empresa e início de sua atuação, com a agilização de licenças e alvará. O que gera um grande impacto, visto que o empresário deixa de perder tempo, energia e dinheiro para levar documentos aos órgãos, e foca no seu negócio. Além disso, outro grande impacto positivo para o município é a informação real sobre os interessados em abrir empresas localmente”, esclarece Padilha.

O Sebrae/PR não atua com o sistema de TI, mas com a sensibilização e a preparação para a simplificação dos procedimentos, bem como o acompanhamento dessa implantação. “Iniciamos o processo com o prefeito, para exposição e compreensão do projeto, e os benefícios que serão gerados. Observamos quais os procedimentos adotados pelo município e qual a preparação necessária para realizar a integração. O que significa fazer ajustes em cada um dos órgãos e adequar a legislação vigente”, afirma o coordenador. 

*Fonte: SEBRAE PR

REDESIM em Piraquara

Em Piraquara, todos os serviços para abertura de empresas estão disponíveis e concentrados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro.

A partir do dia 23 deste mês inicia a instalação do sistema, com capacitação para os funcionários de todos os setores envolvidos: Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Tributação, Tecnologia da Informação, Vigilância Sanitária, Planejamento e Meio Ambiente.

Em março o sistema passa a ser integrado à Rede nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário