quinta-feira, 25 de junho de 2015

Salários dos professores do Paraná estão abaixo da média nacional

salarios
O Portal G1 fez um comparativo nacional dos salários dos professores das redes públicas de ensino dos 26 estados e do Distrito Federal e a conclusão desmente o governador Beto Richa (PSDB) que afirma que os professores do Paraná ganham altos salários, acima da média nacional. “Até mais que muitos prefeitos!”, jura o tucano, que utilizou inclusive o Portal da Transparência para massacrar o magistério.

Considerando a carga horária de 40 horas semanais de trabalho, o salário-base médio no país é de R$ 2.711,48 para professores com diploma de licenciatura no início da carreira. No Paraná, os professores recebem R$ 2.473,22 pelas mesmas aulas.

Pelo levantamento, em pelo menos 15 estados os salários dos professores é superior ao do Paraná. Se consideradas as gratificações, esse número aumenta.

Mas não são somente os salários que estão baixos. Em menos de cinco anos, o Paraná caiu de primeiro para 11° colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, esse levantamento é importante pois desmente a propaganda e as falas do governador Beto Richa sobre os salários dos professores e mostra que os professores estavam certos em fazer greve e lutar pela reposição dos 8,17% na data-base.

“A posição do Paraná ainda tende a cair, pois com a lei aprovada pela Assembléia Legislativa na segunda-feira, nosso reajuste será somente em outubro, e bem abaixo da inflação”, completou o professor Hermes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário