quinta-feira, 25 de junho de 2015

UPA Afonso Pena ganha aparelho de Raio-X digital

Uma cerimônia para a entrega oficial do novo aparelho de Raio-X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Afonso Pena foi realizada nesta quarta-feira (24). O novo aparelho, em que foram investidos R$ 440 mil e adquirido por meio do programa Avança – Mais Saúde, é digital, o que permite uma melhoria na rapidez e na qualidade dos exames realizados. Com essa aquisição.

Sao Jose dos Pinhais, 24 de Junho de 2015 (Sems) Inauguração Raio X UPA Afonso Pena. (Foto: Ary Portugal/PMSJP)A nova tecnologia disponível para a população apresenta vantagens em relação ao convencional pelos benefícios que traz ao paciente, como agilidade no atendimento, aumento da produtividade, eliminação de descartes químicos, economia nos gastos com os exames, melhor qualidade de imagem e redução de radiação necessária para o exame, além de uma economia mensal de até R$ 50 mil.

De acordo com o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, a aquisição desse aparelho é um passo a mais para uma saúde pública de qualidade. “Com esse Raio-X digital nós estamos galgando mais um degrau rumo a um melhor atendimento prestado pela saúde pública do Município. Esse é o primeiro que adquirimos, mas serão instalados mais dois em São José dos Pinhais, um na UPA da Colônia Rio Grande e outro no Hospital Municipal e isso fará com que o atendimento seja mais rápido e mais dinâmico”, afirma. Todos os aparelhos foram comprados com recursos próprios.

Além disso, a imagem digital pode ser transmitida eletronicamente de um local para outro, o que facilita a consulta remota por outros especialistas. Disponibilizados pelo sistema Winsaúde ou por CD quando for necessário. O secretário de Saúde, Brasílio Vicente de Castro Filho, afirma que integrar os sistemas de radiologia é um ganho para todos. “Estamos avançando no atendimento a toda a população, que precisa de um diagnóstico rápido e eficiente. Nós vamos integrar a rede de radiologia com o Hospital e as duas UPAs, o que também é um avanço, já que a imagem pode ser acessada pelo médico em qualquer lugar e descarta o uso da tradicional chapa do exame”, afirma, e conclui dizendo que “é um aumento na qualidade e no conforto, tanto do paciente quanto dos profissionais”.

“Com a imagem mais nítida, os exames realizados apresentam uma qualidade superior, trazendo uma tranquilidade maior para o médico que analisar o diagnóstico. Os exames serão agendados pelo setor de regulação da Secretaria de Saúde e a intenção é que a UPA realize 30 exames ambulatoriais por dia, de segunda a sexta-feira, e os de urgência e emergência, totalizando, por mês, cerca de 900 exames”, conta Rafael Antônio Gabriel, diretor de Urgência e Emergência.

Atualmente a UPA Afonso Pena atende mais de 350 pacientes por dia, oferecendo atendimento clínico adulto e pediatria, e também atendimento de Urgência e Emergência de Odontologia do município, que já atendeu mais de 500 pacientes.

As vantagens dos sistemas de radiografia digitais, que são também extensíveis às demais modalidades diagnósticas, podem ser divididas em quatro classes:


  • (1º) Facilidade de exibição da imagem – Na radiografia digital, a imagem vai ser mostrada em um monitor de vídeo ao invés do processo tradicional de expor o filme contra a luz.
  • (2º) Redução da dose de raios-X – Ajustando-se a dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente, consegue-se uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente.
  • (3º) Facilidade de processamento de imagem – O aumento do contraste ou a equalização por histograma são técnicas digitais que podem ser usadas. A técnica de subtração de imagens pode remover grande parte da arquitetura de fundo não desejado, melhorando assim a visualização das características importantes da radiografia.
  • (4º) Facilidade de aquisição, armazenamento e recuperação da imagem – Armazenamento em bases de dados eletrônicas, facilitando a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias usando redes de comunicações de dados.

Na entrega oficial estiveram presentes o vice-prefeito Toninho da Farmácia; as secretárias de Educação, Neide Setim, e de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim; os secretários de Comunicação Social e de Governo, Adriano Muhlstedt, de Transportes e Trânsito, Cláudio Alves, de Administração e Recursos Humanos, Louir Berti; a diretora geral da Saúde, Alessandra Aguilera; o diretor geral de Regionais da Secretaria de Governo, Carlos Pereira; o diretor do Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais, Giovani de Souza e os vereadores Luiz Monteiro e Leandro da Nifer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário