quarta-feira, 1 de julho de 2015

Alunos da rede municipal de Pinhais participam de oficina sobre conscientização ambiental

As Escolas Municipais Antônio Andrade, localizada no bairro Maria Antonieta e Dona Maria Chalkoski, localizada no Centro de Pinhais, receberam oficinas sobre conscientização ambiental. A iniciativa é promovida pela parceria entre a prefeitura e a empresa América Latina Logística (ALL). A ação é realizada com alunos dos 5º anos, do período da manhã e tarde, de escolas localizadas nas imediações de linhas férreas de operação da empresa envolvida.
De acordo com a educadora, Anabel de Lima, o objetivo é sensibilizar os participantes sobre a valorização do ambiente local. “Procuramos despertar nos alunos a consciência ambiental e enfatizamos a conservação dos recursos naturais, o respeito pelas diferentes formas de vida e a conduta em relação às ferrovias”, explica.
Nos encontros, os educadores promovem atividades que abordam assuntos relacionados à importância do transporte ferroviário, atitudes e procedimentos que se deve ter em áreas próximas às ferrovias. Também é mencionada a fauna, ressaltando a função de cada ser vivo no meio ambiente; além de informações sobre a espécie em si, sua relevância ecológica e o valor da manutenção da vida silvestre. Os alunos também recebem orientações a respeito da separação e destinação adequadas dos resíduos sólidos produzidos em casa e na escola, bem como a importância da redução do consumo.
O projeto é desenvolvido em seis estados brasileiros e ao final de cada oficina é realizada uma avaliação escrita com os participantes, com o intuito de mensurar o aprendizado que as atividades possam ter propiciado. “Também é feita a entrega de uma cartilha educativa com os conteúdos abordados, para que os participantes possam levar para casa e se tornarem possíveis propagadores de informações aos familiares e amigos”, completa Anabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário