sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Manter e aperfeiçoar a boa administração são desafios de Rosa Maria como secretária

A eloquência é seu traço forte. O traquejo com as palavras vem de uma professora de Português e Literatura, que leciona há 31 anos, para o ensino fundamental e médio. Rosa Maria de Jesus Colombo é a nova secretária de Administração de Pinhais, e carrega em sua bagagem uma rica experiência como gestora, já que esteve à frente da Secretaria de Educação e foi diretora, por dois mandatos, do maior Colégio Estadual de Pinhais, o Arnaldo Busato.
Formada em Letras pela Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN), Rosa também é pós- graduada em Metodologia de Ensino, pela Faculdade Espírita, e em Psicopedagogia pela UNICURITIBA. Faz parte de seu currículo uma especialização, pela UTFPR, em nível de mestrado, a qual deu origem ao artigo sobre a importância da leitura. A secretária cursou ainda Magistério e Contabilidade, antes de ingressar no ensino superior. “A administração já paira sobre a minha vida há alguns anos, já que a Contabilidade é um dos meus cursos secundários”, destaca Rosa.
Dos mais de 30 anos como professora, 20 são de atuação no Colégio Estadual Arnaldo Busato. “Atuei na equipe pedagógica, depois tornei-me diretora por dois mandatos consecutivos e estava indo para o terceiro quando fui convidada para ser secretária de Educação”, conta Rosa Maria. 
Entre os anos de 2009 e 2012, Rosa conduziu a Secretaria de Educação, maior pasta da administração municipal. “Eu não tenho dúvida de que foi a minha experiência como diretora da maior escola estadual deste município, que me deu atributos necessários para que eu pudesse dar conta das responsabilidades”, afirma a gestora. Para ela o desafio já começava ao ter que substituir alguém que estava a quase 25 anos no cargo. “Nós atuamos do ponto de vista de que as pessoas precisam ser valorizadas e ouvidas, trabalhamos sob uma ótica democrática”, explica Rosa.
A nova secretária de Administração, que até então era vereadora, aponta a construção democrática pela qual a cidade passou de 2009 para cá como fator preponderante à realização dos projetos tanto na área da educação quanto nas demais. Em se tratando de educação, Rosa destaca algumas conquistas alcançadas durante sua gestão, como a eleição direta para diretores das unidades de ensino de Pinhais, bem como a realização do concurso público para pedagogos, um cargo que na época era de indicação. “Nós realmente construímos outro jeito de fazer gestão”, salienta.
Trabalho em equipe
Em sua fala, Rosa Maria faz questão de destacar o trabalho que “nós realizamos”, se referindo a toda equipe envolvida. A gestora atribui o cenário favorável em que o município se encontra, ao empenho dos mais de 2 mil servidores que atuam na Prefeitura. “Não existe um administrador com uma ótima avaliação sem uma equipe de servidores capacitados. O trabalho do secretário é de mediar, de acompanhar, de fazer junto, mas quem realmente efetiva são os servidores”, enfatiza.
Para que possa estar a par do trabalho realizado pela Secretaria de Administração, Rosa diz que os colaboradores da pasta estão sendo fundamentais. “Os diretores, por exemplo, têm um olhar muito amplo, conhecem realmente a sua área. Isso me dá a tranquilidade de que estamos fazendo o que tem que ser feito, dentro da legalidade, cumprindo com todos os princípios da administração”, atesta Rosa.
Desafio
Em 2012, Rosa Maria foi eleita vereadora, conquistando a posição de mulher mais votada do município. Após dois anos de mandato, adquiriu experiência no Poder Legislativo, e agora se afastou para substituir José Martins, atual secretário de Cultura, Esporte e Lazer. “Tenho o desafio de retornar para a administração, na área que permeia as demais Secretarias. É algo desafiador, mas eu não tenho dúvida de que posso contribuir, porque essa visão pedagógica e também o trabalho como vereadora me permitiram ter diversos olhares”, afirma.
A secretária conta sentir orgulho em fazer parte do processo de transformação de um município que tanto cresce e que está prestes a completar 23 anos de emancipação. “Sinto-me honrada pela confiança, estamos trabalhando muito para contribuir, para fazer de Pinhais um lugar ainda melhor para todos nós vivermos”, relata Rosa.
Para Rosa, mesmo que seja uma Secretaria “meio”, a Administração é uma pasta que dita a qualidade de diversos serviços da Prefeitura. “O nosso objetivo é possibilitar um serviço de qualidade para toda a população”, destaca.
Em relação aos projetos e metas para a Secretaria, Rosa afirma que estão entre os planos: o aperfeiçoamento dos projetos na área da tecnologia; manter e encontrar novas alternativas para a política de valorização do servidor público; dar continuidade à eficiência nos processos licitatórios, visando economia aos cofres públicos e qualidade nos serviços prestados; dentre outras ações. “Nós daremos continuidade ao ótimo trabalho até então realizado”, salienta.
Vida pessoal
Natural de Santa Fé, cidade do norte paranaense, Rosa foi para Kaloré com menos de um ano de vida, onde viveu por 30 anos. Foi lá que Rosa cresceu, foi alfabetizada, casou e onde suas quatro filhas cresceram. Rosa tem uma neta de 5 anos e um neto de 2.
“Amo ser professora, na sala de aula eu me sinto realizada. Gosto muito do que faço, sempre digo que venci pela educação. Tenho muito orgulho de dizer que a educação foi a alavanca para mudar de vida, eu era boia-fria, filha de pais muito pobres e analfabetos. Então, a minha bandeira é a de que a educação transforma a vida das pessoas”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário