terça-feira, 23 de junho de 2015

Educação lembra os cuidados com alimentação das crianças no inverno

merenda foto mary hellen pmsjp“Com a chegada do inverno é normal sentirmos mais fome neste período. Para proteger-se do frio, o organismo acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para manter o corpo aquecido. Por isso, as baixas temperaturas fazem com que tenhamos vontade de consumir alimentos mais quentes, calóricos e aumentar a ingestão dos mesmos ”, explica a nutricionista Rebeca Vilaverde Duarte, que integra a equipe de profissionais da Secretaria de Educação de São José dos Pinhais.

A divisão de Merenda Escolar tem profissionais responsáveis pela elaboração dos cardápios e também com a função de conferir a alimentação que chega até as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

Diariamente são servidas no Município cerca de 47 mil refeições, entre lanches e almoços. O cardápio para o inverno leva em consideração a necessidade nutricional das crianças, aliado ao consumo de frutas e legumes da época.

“Sabendo da importância desses cuidados neste período, a equipe de nutricionistas da Divisão de Merenda Escolar tem o zelo de incluir nos cardápios, tanto das escolas quanto dos CMEIs,  preparações mais quentes como sopas, canjica, arroz doce, chás, leite com café, verduras e frutas sazonais como mexerica, laranja, caqui, rúcula, agrião, beterraba, espinafre”, explica a secretária de Educação, Neide Setim.

Dicas de alimentação
Nesta época do ano há um aumento na incidência de gripes, resfriados e problemas respiratórios. Por isso, uma alimentação diversificada em relação ao consumo de frutas, verduras e legumes aumenta a resistência do sistema imunológico, fortalecendo a saúde e deixando a criança menos suscetível a estas ocorrências.

Uma ótima opção para aumentar o consumo de legumes e verduras é prepará-los grelhados, cozidos, refogados e em sopas, já que com o frio diminui a vontade de comer saladas frias.

E os cuidados com a alimentação não devem se restringir à escola, devendo tornar-se um hábito, tanto para as crianças quanto para os adultos.

As dicas são:

– Fazer lanches intermediários para evitar a fome excessiva, a cada três horas, e consumir com moderação os alimentos que tenham muita gordura ou açúcar em sua composição;

– Manter o consumo de líquidos no inverno já que nesses dias mais frios diminui-se a vontade de beber água. Uma boa opção de manter a hidratação do corpo é a ingestão de chás de ervas e/ou especiarias ou de frutas secas, sopas cremosas ou caldos de vegetais e legumes para aquecer o corpo;

– Não exagerar no uso de produtos como o creme de leite, queijos, requeijão, embutidos e defumados na preparação de sopas ou caldos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário