sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Nutes promove Café com Prosa sobre Hanseníase

Na tarde de quarta-feira (19), no Núcleo de Testagem e Atendimento à Saúde (Nutes), aconteceu um Café com Prosa sobre Hanseníase. Juntamente com o secretário municipal de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, este acompanhado de seus diretores e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), reuniram-se representantes da 2ª Regional de Saúde do Paraná e integrante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) para uma conversa com os pacientes com hanseníase e que estão em tratamento.
DSC_0062

Segundo Leonilda Repczuk Nogueira, assistente social e coordenadora do Nutes, o momento é uma oportunidade para se ter contato com a realidade do tratamento atual, que tem cura, e desmistificar o preconceito. Em sua fala, Leonilda orientou “A hanseníase é uma doença que está um pouco esquecida, e uma das coisas muito ligadas a hanseníase é o preconceito. Então quando a gente pensa em hanseníase, logo pensamos naquelas pessoas segregadas”. A coordenadora ainda expôs: “A ideia é trazer as pessoas que foram tratadas anteriormente, para que elas contem um pouco da história daquela época e fazer um comparativo de como é o tratamento hoje.”

A coordenadora estadual da Hanseníase, Jaqueline Finau, trouxe dados da doença no Paraná e no país para a conversa. Também contou a história da hanseníase no Estado, desde quando a doença era tratada com internação em isolamento no já extinto Hospital Colônia São Roque, fundado em 1938 em Piraquara; depois com o fim do isolamento e as evoluções com a poliquimioterapia (método de tratamento medicamentoso da doença) finalmente a possibilidade de cura.

Na oportunidade, Wanderley Hygino Kowalski, médico tisiologista que acompanha os casos no Nutes, fez uma explanação de como o Município lida com o tratamento aos pacientes: “A Prefeitura tem trabalhado junto com o Estado e também medidas do Governo Federal na tentativa de levar à população os sintomas da doença, alertando que ainda existem casos de hanseníase e da necessidade de um diagnóstico precoce que facilite o tratamento e o bloqueio da transmissão da doença.”

O secretario da Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, lembrou da importância de envolver os pacientes com os profissionais da Saúde para a divulgação dos programas que estão à disposição da população são-joseense. “O foco principal é difundir os serviços que são prestados à população nessa área, que é um pouco complexa porque existe um tabu em doenças como tuberculose, AIDS e hanseníase”, disse.

Também estiveram presentes o médico Mauro Cesar Barroso, representante da 2ª Regional de Saúde do Paraná, a qual compreende São José dos Pinhais; o integrante do grupo Morhan, Hélio Alves Mathias; e os diretores da Secretaria de Saúde: Débora Cristina Martins Ferreira Chemin, Sandra Mara Sauka Carneiro e Odevair da Silva Mathias.

O Núcleo de Testagem e Atendimento à Saúde, está localizado na Rua Voluntário da Pátria, 1393 – Centro.

Informações:  (41) 3381-5835

Nenhum comentário:

Postar um comentário