terça-feira, 11 de agosto de 2015

São José dos Pinhais realiza eventos durante Semana Mundial de Amamentação

Na semana de 01 a 08 de agosto foi realizada a Campanha da Semana Mundial de Amamentação, e em São José dos Pinhais, as ações realizadas pela Secretaria de Saúde abrangeram palestras em todo o Município.

IMG-20150807-WA0001-2As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Clínica da Mulher (CIAM) se organizaram e ministraram palestras sobre o tema. Nas UBS aconteceram eventos alusivos ao tema durante toda a semana e na Clínica da Mulher aconteceram na última quinta e sexta-feira (6 e 7).

A equipe de enfermagem da Clínica da Mulher, em palestra com as pacientes e seus companheiros, abordou os seguintes assuntos: Importância do aleitamento materno, composição do leite, benefícios para mãe com a involução uterina evitando assim hemorragias, vínculo mãe e filho aumentando laços afetivos, imunidade para o bebê, proteção contra infecções, prevenção de defeitos na oclusão dos dentes, diminuição de incidências de cáries e problemas na fala, melhor desenvolvimento infantil, posicionamento do bebê para a mama e a pega correta.

Foi orientado ainda sobre o mito do “leite fraco”, pois o mesmo é um alimento completo. No início da mamada, segundo a equipe de enfermagem da Clínica da Mulher, o leite é mais ralo, pois contém mais água, açúcar, vitaminas e fatores de proteção; e no final da mamada o leite é rico em gordura fazendo o bebe engordar. Abordou-se também cuidados com as mamas, higiene e problemas mais frequentes da amamentação e como evitar.

Nas UBS aconteceram as “Salas de Espera”, que foram ministradas enquanto os pacientes esperavam a consulta do médico, as equipes de enfermagem aproveitaram e palestraram sobre a amamentação. Também foram confeccionados cartazes explicativos, distribuído material informativo sobre o tema e orientações individuais nas consultas de Pré-Natal e Pós-Parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário