quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ônibus do HEMEPAR fará coleta de sangue e cadastro de doadores de medula em Piraquara

Nesta quinta feira, dia 24 de setembro, haverá em Piraquara a coleta de sangue e a realização do cadastro de doadores de medula óssea na unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná - HEMEPAR. A ação faz parte da programação da II Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea que ocorre no município.

O ônibus vai atender os interessados em doar sangue e realizar o cadastro no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, das 9h às 12h e das 13h às 17h, em frente à Casa da Memória. Os procedimentos são simples e serão realizados durante todo o dia. Os interessados devem comparecer no local com os documentos pessoais.

II Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea

As atividades tiveram início na segunda feira (21) com palestras em Colégios Estaduais. Profissionais da saúde orientam e esclarecem dúvidas dos estudantes referentes à doação de sangue, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME, leucemia, entre outros assuntos.

No dia 25, na Câmara Municipal de Piraquara, às 8h30, ocorrerá o encerramento com apresentações culturais, orientações e palestras sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. O evento será aberto ao público, e contará com a participação de profissionais da saúde, autoridades do município e familiares do Gustavo Rosa Longa.

Lei Gustavo Rosa Calonga

A Lei Gustavo Rosa Calonga institui em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula. O projeto de autoria do Vereador Ernani Winter foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, e sancionado pelo Prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações vão ocorrer sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário