quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Patrulha Rural Mecanizada começa a atender produtores rurais

Uma das principais receitas para a sustentabilidade é o fortalecimento da produção rural. Em Campina Grande do Sul, a agricultura acabou de ganhar um importante incentivo: a Patrulha Rural Mecanizada, resultado de um convênio firmado entre prefeitura e governo federal. Ela é composta por dez implementos agrícolas - trator com motor 4x4 e 55 cavalos, microtrator, carreta-tanque, rotativa, duas carretas agrícolas, duas roçadeiras, um arado e um subsolador (pé de pato) – que a partir de agora podem ser usados pelos produtores rurais a preço de custo.

Os novos equipamentos vão complementar programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. “Nosso foco é a agricultura familiar. Queremos atender os pequenos produtores, que não têm capital para fazer um investimento grande como a compra de um trator”, explicou a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Andréia Del Zotto.

A propriedade de José Francisco Ruzenente, no Timbu Velho, foi a primeira a receber a patrulha. A família Ruzenente é hoje a maior produtora de alimentos do município. “Tínhamos um tratorzinho velho, mas os equipamentos da patrulha são muito melhores. Esperamos não só modernizar nossa produção, mas aumentá-la”, disse Elisandro Ruzenente, filho de José Francisco e um dos responsáveis pela produção.

O produtor Israel Guariza, de 72 anos, hoje já está aposentado, mas se coloca no lugar daqueles que vão usufruir da patrulha. “Na minha época não existia este tipo de incentivo. Estou muito feliz por ver as coisas progredirem”. Guariza, que é do Mandaçaia, deixou o cultivo de frutas e verduras há alguns anos, mas ainda se dedica à psicultura, apicultura, cultivo de uva e produção vinhos.

O produtor de morangos Frederico Janert contou que a patrulha era uma reivindicação antiga dos agricultores. “Estamos muito felizes por ter sido atendidos”. Ele conta que tem um tobata e máquinas menores, mas um trator como o da patrulha fazia falta, principalmente na hora de preparar o solo para o plantio.

Segundo o prefeito Luiz Assunção, a Patrulha Rural Mecanizada deve impulsionar a produção agrícola do município e integrar a agricultura familiar à cadeia de agronegócios, proporcionando aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade. “O objetivo é dar cada vez mais espaço, estrutura e condições para a produção rural. São famílias que trabalham com dedicação e muito amor pelo que fazem. Queremos contribuir com o aquilo que acreditamos ser o mais importante: a liberdade e a identidade do trabalhador. Diferente de ajudas pontuais, são subsídios sólidos, que ninguém tira, independentemente do que vier depois”.

Outros projetos
A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Andréia Del Zotto, pontuou outros projetos desenvolvidos pela pasta para fomentar a produção agrícola. “Ajudamos a reabrir a cooperativa e hoje, com o apoio dela, abastecemos mais de 70% da merenda escolar com a produção local e a nossa meta é alcançar 90%. O projeto Compra Direta do Produtor é uma garantia para os agricultores, que antes corriam o risco de não ter mercado para vender seus produtos. Implantamos também a Feira Livre, que acontece duas vezes por mês na sede e está tendo um ótimo movimento. Todos os produtores estão convidados a participar”.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rubens Kolinsk, anunciou ainda outro projeto que deve impulsionar a agricultura. “Entre as mais de 20 empresas que estão se implantando município, existe uma de alimentos em conserva e outra de cogumelos. Os empresários querem contar com fornecedores locais e nós vamos nos organizar para montar esta parceria”.

Serviço: para receber a Patrulha Rural Mecanizada em sua propriedade, o produtor precisar ter terreno de até 10 hectares ou 4,1 alqueires, com a finalidade de produção de alimentos. O aluguel do trator agrícola custa R$32,83 a hora e o microtrator R$14,07. Para se cadastrar, basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura: 3676-8143.

Um comentário: