quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cães idosos e especiais aguardam por adoção na UVZ

cães_para_adoção_UVZ_foto_mary_hellen_PMSJPA Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais tem como, entre outras atribuições, fazer a captura de cães soltos na rua que sejam de grande porte – de raça de índole feroz, e que possam representar risco para a população; assim como o recolhimento de cães que estejam muito machucados e em sofrimento para o qual a única medida a ser possível de ser tomada seja a eutanásia.

Uma vez capturados, os cães sadios ficam na sede da UVZ aguardando que o dono os vá retirar, quando isso não acontece, eles ficam por um período de “quarentena” na qual é observado o seu comportamento, bem como sua saúde. Passado esse tempo, são submetidos à castração e estão aptos a serem adotados.

Hoje na UVZ sete animais estão aptos à adoção, mas a maioria deles tem um detalhe em comum: são animais idosos ou em condição especial, como é o caso do Labrador “Nescau”, que teve uma lesão na coluna e que por isso acabou ficando com o quadril “rebaixado”. Apesar desta condição, o cachorro é sadio e pode levar uma vida normal junto à família que o adotar. Outro cão especial é o Rotweiller “Pirata”, que é cego de um olho, mas igualmente sadio.

No meio dos cães de grande porte está o pequenino “Rabi”, que foi recolhido muito machucado após um atropelamento, com a coluna lesionada. Ao ser examinado, mexeu a ponta do rabo, o que fez a equipe suspender a eutanásia e iniciar o tratamento. Hoje está totalmente curado e apto para adoção.

A vantagem de adotar um animal idoso é não ter a surpresa com temperamento do animal, uma vez que na UVZ já é possível avaliar o comportamento. Diferente de filhotes, animais adultos já conhecem palavras de obediência, não latem desnecessariamente, e dificilmente irão fazer bagunça ou destruir objetos.

Interessados em adotar podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones: (41) 3382-2839/ (41) 3384-1228.

Nenhum comentário:

Postar um comentário