quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pinhais realiza a IX Feira Cultural do Livro

No próximo dia 14, acontece a abertura da IX Feira Cultural do Livro de Pinhais. A iniciativa, que vai até o dia 17, é promovida pela Prefeitura de Pinhais, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Neste ano, a programação será realizada em três locais: Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e no Centro da Juventude. O evento tem como principais objetivos despertar o interesse da comunidade pela leitura, assim como desenvolver principalmente entre as crianças o hábito de ler.
A ação também contará com oficinas literárias, exposições, contação de histórias, palestras culturais e comércio de livros, com preços a partir de um real. A venda dos livros será realizada somente no Centro Cultural, das 8h às 20h. Para a bibliotecária de Pinhais, Elaine Biss, ações como essa atraem olhares, principalmente dos pequenos. “A gente sabe que quem lê escreve melhor, fala melhor. A leitura transforma os cidadãos. As histórias que habitam os livros ganham vida quando lemos”, comentou.
Projeto Livro Viajante
O projeto Livro Viajante, existe em Pinhais desde o ano de 2011 e consiste em aumentar o interesse pela leitura.  Alguns títulos que são doados para a biblioteca pública do município são pendurados n a decoração do evento e permite que a população retire e leve para a casa. Atrás das obras é fixado um bilhete que destaca a responsabilidade das pessoas, que após a leitura, o munícipe se encarrega em repassar o livro, ou para outro lugar, ou para outra pessoa. “Algumas obras são repetidas nos nossos acervos, e fazemos isso para que as pessoas tenham mais acesso aos livros. Com essas ações a gente incentiva e divulga o hábito de ler. Algumas pessoas se surpreendem quando veem que podem levar os livros para a casa”, afirma Elaine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário